Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7335

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Matemática pura e aplicada
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Cristiano Borges Gontijo
Orientador ELISANGELA APARECIDA DE OLIVEIRA
Outros membros LUCAS CARVALHO SILVA, NAIARA BARBOSA CARVALHO
Título Revivendo e repensando o ensino básico
Resumo O projeto revivendo e repensando o ensino básico tem como objetivos propiciar ao bolsista experiências didáticas e metodológicas, teóricas e práticas, inerentes ao processo de ensino e aprendizagem e tentar reduzir o número de reprovados e/ou evasão da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (MAF 141), oferecendo a eles o acesso ao conhecimento matemático necessário para cursarem as disciplinas que envolvem conteúdos matemáticos básicos. Na primeira semana de aula do primeiro semestre de 2016, foi aplicado um “teste de matemática básica” nas três turmas da disciplina MAF141, para todos os estudantes presentes, com objetivo de identificar e selecionar os estudantes com dificuldades em conceitos matemáticos do ensino fundamental e médio, e que, provavelmente, fariam parte dos estudantes com retenção ou evasão na disciplina. A disciplina de Cálculo possui como pré-requisito indireto conteúdos matemáticos que “foram” (ou “deveriam ter sido”) abordados no ensino fundamental e médio, sendo assim, o teste foi elaborado de forma a identificar se os estudantes sabiam ou não alguns destes conceitos. Alguns estudantes foram selecionados para participarem, voluntariamente, dos encontros presenciais. Como resultado deste primeiro teste tem-se que das 20 questões aplicadas, o número mínimo de acerto foram 2 questões e o máximo 17. A média de acertos foi de 7,97 questões com um desvio padrão de 3,12, ou seja, a média de acerto não chegou sequer a 50% das questões, o que é um fato preocupante com relação aos conceitos básicos de matemática. Aconteceram dois encontros presencias, aos sábados, de 8 hora da manhã as 17 horas da tarde, com intervalo de 1 hora e 30 minutos de almoço, uma vez que os feriados tornaram inviável a realização dos mesmos em quatro sábados consecutivos no primeiro mês de aula. O teste de seleção mostra que projetos de apoio ao estudante referente ao ensino da matemática são realmente necessários para sanar esta deficiência que provavelmente irá se refletir no auto índice de reprovação e/ou evasão das disciplinas que necessitam dos pré-requisitos de matemática básica, como por exemplo MAF 141. Como bolsista pude perceber que preciso melhorar a maneira de ministrar minhas aulas, pois a vivencia em uma sala de aula fez com que eu tivesse uma postura crítica de mim mesmo enquanto futuro educador e professor de matemática.
Palavras-chave matemática, cálculo, reprovação
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.