Resumo |
O desenvolvimento perceptivo-motor da criança pode conceber-se na complexidade crescente das interações entre o organismo (corpo e cérebro) e o seu meio. Duas linhas de desenvolvimento: a captação de informações exterior (componente perceptiva) e a produção de respostas interiores (componente motora) vão embaraçar-se hierarquicamente ao longo da sua infância em sete estágios básicos. A aprendizagem de cada estágio é essencial para dar consistência ao processo evolutivo total. Se a interação de uns estágios a outros não ocorre harmoniosamente, as dificuldades de desenvolvimento e aprendizagem podem surgir. A detecção de sinais desviantes a tempo, nas idades mais precoces e a conseqüente intervenção compensatória podem fazer a diferença. Em 2012, um bebê, com Síndrome de Down (SD), mimoseou a minha vida com sua chegada. Athos, meu filho, justifica esse estudo de caso, baseado na psicomotricidade, visto que,o down apresenta, como qualquer outro representante da espécie humana, peculiaridades individuais de personalidade no curso de seu desenvolvimento. Mudanças na concepção da síndrome de down, tem levantado novas formas de abordagem nas estratégias de ensino, e programas de orientação profissional. Athos Fernandes dos Santos, 3 anos e 8 meses, portador da trissomia do 21 livre, sexo masculino, sem complicações congênitas, vem recebendo intervenção compensatória desde 4 meses de vida com atendimento fisio e fonoaudiológico, terapia ocupacional e educação física. O manual de avaliação motora permite estudar, analisar e acompanhar as possibilidades do ser humano em um determinado momento de sua vida identificando precocemente alterações relacionadas ao seu desenvolvimento. Foram aplicados testes para avaliação da motricidade fina, global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e lateralidade e apresentou uma escala de desenvolvimento geral muito inferior, entretanto o quociente para motricidade global foi normal médio e organização espacial normal baixo, para lateralidade, destro completo. Tais resultados apontam fidedignidade em outros testes quanto a natureza do processo de desenvolvimento do portador de SD, havendo argumentações que se dirigem a entender esse desenvolvimento como “apenas” mais lento do que o desenvolvimento neuropsicomotor típico, podendo diferenciar-se em algumas fases, havendo diferenciação em especificidades do desenvolvimento, tanto quanto o de qualquer outro não portador, resultante de influências sociais, culturais e genéticas, incluindo-se aí as expectativas havidas em relação às suas potencialidades e os aspectos afetivo-emocionais da aprendizagem. Exatamente nas áreas em que o Athos foi mais estimulado, motricidade global e esquema corporal, por ter uma mãe acadêmica de educação física, apresentou os resultados mais positivos. |