Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7333

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Lívia Karolinne Antunes da Silva
Orientador GERMANO CARNEIRO DA COSTA
Outros membros Luiz Carlos Faria de Sousa
Título A Bioinformática como ferramenta auxiliar no ensino de biologia na Educação Básica
Resumo A elucidação estrutural da molécula de DNA por Watson e Crick representa o marco da área da biologia molecular, quando a entidade física da hereditariedade passou a ser estudada diretamente, incluindo suas propriedades físicas, químicas e estruturais. Desde então, grande volume de técnicas e estudos têm gerado uma quantidade enorme de dados acerca do material genômico dos seres vivos, altamente extensos. Nesse contexto surge a Bioinformática com a função de promover a compreensão dos dados biológicos complexos. Ademais, programas computacionais de simulação biológica também constituem ferramenta em potencial para aplicação no ensino básico de biologia molecular. Apesar da multidisciplinaridade entre as áreas da informática e da biologia molecular, tais ferramentas são pouco difundidas na Educação Básica. Dentre os principais motivos destaca-se a precariedade estrutural das instituições educacionais distribuídas pelo país. Em contrapartida sabe-se que o acesso à tecnologia é previsto tanto nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) quanto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que conferem aos estudantes do ensino médio o direito ao acesso e conhecimento a cerca do manuseio correto das tecnologias inseridas no contexto atual da sociedade. Apesar destes preceitos, a aplicação do método proposto neste trabalho oferece um instrumento auxiliar para o professor, que abrirá uma gama de possibilidades de incrementos que utilizados de forma coerente e contextualizados, produzirá uma ação incentivadora nos alunos no que tange ao fornecimento de recursos e apoio aos estudantes auxiliando-os no processo de busca e construção do conhecimento de forma significativa. Portanto o objetivo deste trabalho é propor a utilização da Bioinformática como ferramenta para a Educação Básica, apresentando o conteúdo de forma didática e contextualizada, e consequentemente, proporcionando um melhor aproveitamento do conteúdo de Biologia Molecular. Para isso foi feita uma adaptação da atividade “A Descoberta do Gene” do Instituto Gulbenkian de Ciência. Tal adaptação consiste na abordagem ao assunto com os alunos através de uma aula expositiva dialógica, seguida de uma atividade prática onde os estudantes são direcionados a: traduzir uma sequência codificadora do gene FOXP2; fazer a conversão dos dados traduzidos para que estes possam ser pesquisados no programa BLAST. Para a conclusão da atividade propõe-se uma discussão dos resultados obtidos pelos estudantes. A utilização deste método, que requer o uso de ferramentas tecnológicas atuais, possibilita um melhor entendimento dos processos que estão por trás destas tecnologias além de contextualizar o conceito biológico acerca da estrutura do material genético e o fluxo da informação gênica, importantes para conteúdo clássicos de Biologia Celular e Genética.
Palavras-chave Bioinformática, Ensino de Biologia, Biologia Molecular
Forma de apresentação..... Painel
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