Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7328

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro MEC, PROEXT
Primeiro autor Maysa Araujo de Carvalho
Orientador JULIANA DE OLIVEIRA TORRES
Outros membros Haroldo Nazareth Ribeiro
Título Projeto de Extensão de Iniciação Esportiva em Esportes Coletivos: Futsal e Voleibol – Programa Esporte e Lazer na Cidade – PROEXT 2016
Resumo INTRODUÇÃO: Hoje em dia nos encontramos em uma era tecnológica, assim, cada vez mais a população vem se desvinculando de atividades físicas. Diante disso, torna-se cada vez mais importante que sejam oferecidas diversas opções, como a prática esportiva. O Projeto de Extensão de Iniciação Esportiva em Esportes Coletivos (IEEC) proporciona, neste projeto, especificamente as modalidades Futsal e Voleibol, e atende a diversos públicos (crianças, adolescentes e adultos do município de Florestal-MG). OBJETIVO: O Projeto tem como principal objetivo propagar a IEEC, entre estudantes do ensino fundamental, médio, universitário e comunidade interna e externa da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal (UFV-CAF) no município de Florestal-MG. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: As aulas do projeto acontecem nas instalações do setor de Educação Física da UFV-CAF. Durante a execução do projeto são realizadas atividades esportivas para melhorar as habilidades motoras já adquiridas pelos alunos, além de buscar a aquisição de novas habilidades. Pretende-se estimular as capacidades cognitivas e afetivo-sociais, educar os indivíduos sobre a relação positiva entre a prática regular do exercício físico e a melhoria da qualidade de vida. O projeto de IEEC oferece turmas de 25 alunos, para ambos os gêneros, em boas condições de saúde e aptos para a prática de atividades físicas (atestado médico). As aulas ocorrem com a regularidade de duas vezes por semana e duração diária de uma hora. As atividades buscam estimular o desenvolvimento físico, funcional, motor, cognitivo e afetivo-social dos participantes. O desenvolvimento físico ocorre por estimulação da resistência cardiovascular e neuromuscular. O desenvolvimento funcional é realizado pela vivência de atividades que estimulem o aumento da força, resistência, velocidade, equilíbrio e flexibilidade corporal dos alunos. O desenvolvimento motor é estimulado através de atividades que impliquem lateralidade e coordenação óculo-manual e geral, sendo impostos desafios motores adequados a cada faixa etária. O desenvolvimento cognitivo é estimulado por meio da imposição de situações problema e pela aprendizagem de regras, histórico, conceitos e fatores culturais relacionados às modalidades. Por fim o desenvolvimento social é realizado pela convivência dos participantes do projeto, contato com as diferenças e pela execução de atividades que exijam cooperação e trabalho em grupo. RESULTADOS ALCANÇADOS ATÉ O MOMENTO: Através de uma avaliação subjetiva da bolsista, foi possível perceber a evolução na execução dos fundamentos técnicos dos alunos do Voleibol em relação ao início das atividades do projeto. O Futsal está em processo de formação de turma, devido ajustes dos horários disponíveis e conflito com as aulas da escola. CONCLUSÃO: Obteve-se maior adesão no Projeto IEEC no município de Florestal-MG para a modalidade de Voleibol. A modalidade de futsal apresentou conflito de horário com as aulas dos alunos inscritos.
Palavras-chave Iniciação Esportiva, Futsal, Voleibol.
Forma de apresentação..... Painel
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