Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7319

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maria da Penha Mendes Geraldo
Orientador AFONSO TIMAO SIMPLICIO
Outros membros GUILHERME DE AZAMBUJA PUSSIELDI, Leandro Freitas de Lima, LUCAS CARVALHO SILVA, Thaynara Nathalie Carvalho Estevam
Título Aprendizagem Significativa: Estudo Interdisciplinar Desenvolvido por Graduandos dos Cursos de Licenciatura em Educação Fisíca e Matemática da Universidade Federal de Viçosa Campus Florestal
Resumo Introdução: No processo ensino-aprendizagem escolar é desafiador quando considera a contextualização de atividades focadas em situações contextualizadas com o mundo da criança. Nesse aspecto, a visão interdisciplinar é vista como o caminho para a interação com a realidade e resolução de problemas de forma e desenvolvimentos de habilidades aplicadas. O grande obstáculo é o de trabalhar em conjunto. Poucos são os trabalhos interdisciplinares desenvolvidos no ensino fundamental de escolas públicas. Objetivo: Apresentar o processo de proposição, desenvolvimento, aplicação e avaliação de seis atividades interdisciplinares, entre Educação Física e Matemática, para o ensino fundamental (1 ao 5 ano) de uma escola pública. Metodologia: A Provinha Brasil, conhecida como Avaliação da Alfabetização, instituída pela Portaria 10 de 24 de abril de 2007, a partir da matriz de referência matemática - com foco na resolução de problemas, foi o instrumento norteador da metodologia do presente estudo. Considerando os eixos e habilidades da referência, como associar contagens, números naturais, resolver problemas que demandam contar, subtrair, multiplicar, dividir, ordenar, comparar, outros, foram desenvolvidas, aplicadas e avaliadas seis atividades lúdicas que demandaram resoluções de problemas. A amostra estudo foram todas as turmas da Escola Municipal Dercy Alves ribeiro de Florestal – MG. Participaram da avaliação, por escolha aleatória: 79 estudantes, 45 pais, 19 professores regentes, 30 discentes de graduação (Educação Física e Matemática) e 5 professores experts (docentes dos cursos de graduação UFV). O instrumento adotado foi um questionário que avaliada as seis atividades, com pontuação de 1 a 5 pontos: 1 (péssima) 2 (ruim) 3 (regular) 4 (bom) 5 (muito bom). Resultados: A média total obtida através da avaliação das seis atividades através da escala foi de 4,25 pelos alunos, 4,53 pelos pais, 4,88 pelos professores, 4,66 pelos discentes em Educação Física e Matemática e entres, 4,12 pelos experts. Das metodologias revisadas, a que mais se aproxima das características do presente estudo, é a “aprendizagem significativa. Os resultados mostram, além do reconhecimento da comunidade educativa e de expters, da importância de trabalho contextualizado de forma lúdica no processo ensino-aprendizagem em resoluções de problemas. A parceria entre Educação Física e Matemática, destaca a necessidade da busca permanente de alternativas, sem contudo, abandonar a importância da memorização e aprendizagem fica de habilidades que, sem ela, é impossível aprender a sua contextualização real. O estudo mostra a necessidades de se rever o processo da formação inicial e continuada nos cursos de licenciaturas.
Palavras-chave Aprendizagem significativa, Interdisciplinaridade, Ensino-aprendizagem.
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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