Resumo |
Introdução: No processo ensino-aprendizagem escolar é desafiador quando considera a contextualização de atividades focadas em situações contextualizadas com o mundo da criança. Nesse aspecto, a visão interdisciplinar é vista como o caminho para a interação com a realidade e resolução de problemas de forma e desenvolvimentos de habilidades aplicadas. O grande obstáculo é o de trabalhar em conjunto. Poucos são os trabalhos interdisciplinares desenvolvidos no ensino fundamental de escolas públicas. Objetivo: Apresentar o processo de proposição, desenvolvimento, aplicação e avaliação de seis atividades interdisciplinares, entre Educação Física e Matemática, para o ensino fundamental (1 ao 5 ano) de uma escola pública. Metodologia: A Provinha Brasil, conhecida como Avaliação da Alfabetização, instituída pela Portaria 10 de 24 de abril de 2007, a partir da matriz de referência matemática - com foco na resolução de problemas, foi o instrumento norteador da metodologia do presente estudo. Considerando os eixos e habilidades da referência, como associar contagens, números naturais, resolver problemas que demandam contar, subtrair, multiplicar, dividir, ordenar, comparar, outros, foram desenvolvidas, aplicadas e avaliadas seis atividades lúdicas que demandaram resoluções de problemas. A amostra estudo foram todas as turmas da Escola Municipal Dercy Alves ribeiro de Florestal – MG. Participaram da avaliação, por escolha aleatória: 79 estudantes, 45 pais, 19 professores regentes, 30 discentes de graduação (Educação Física e Matemática) e 5 professores experts (docentes dos cursos de graduação UFV). O instrumento adotado foi um questionário que avaliada as seis atividades, com pontuação de 1 a 5 pontos: 1 (péssima) 2 (ruim) 3 (regular) 4 (bom) 5 (muito bom). Resultados: A média total obtida através da avaliação das seis atividades através da escala foi de 4,25 pelos alunos, 4,53 pelos pais, 4,88 pelos professores, 4,66 pelos discentes em Educação Física e Matemática e entres, 4,12 pelos experts. Das metodologias revisadas, a que mais se aproxima das características do presente estudo, é a “aprendizagem significativa. Os resultados mostram, além do reconhecimento da comunidade educativa e de expters, da importância de trabalho contextualizado de forma lúdica no processo ensino-aprendizagem em resoluções de problemas. A parceria entre Educação Física e Matemática, destaca a necessidade da busca permanente de alternativas, sem contudo, abandonar a importância da memorização e aprendizagem fica de habilidades que, sem ela, é impossível aprender a sua contextualização real. O estudo mostra a necessidades de se rever o processo da formação inicial e continuada nos cursos de licenciaturas. |