Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7312

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Teoria e Tecnologia da informação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIVIC
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Paulo Henrique Souza Mota
Orientador THAIS REGINA DE MOURA BRAGA SILVA
Título Sistema Sensível ao Contexto para Apoio à Participação em Eventos (SCAPE)
Resumo O Sistema Sensível ao Contexto para Apoio à Participação em Eventos (SCAPE) é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar participantes em eventos, sejam eles sociais, esportivos, acadêmicos, dentre outros. O SCAPE é composto por um sistema Web, utilizado para cadastramento de eventos, e um aplicativo móvel, destinado aos participantes. Em linhas gerais, os participantes buscam informações sobre horários, atividades, localização, assuntos ligados ao evento. Entretanto, os participantes de um evento realizam essas tarefas de modo individual, o que pode deixá-los insatisfeitos por não conseguirem as informações necessárias, corretas ou atuais. Isso gera desestímulo e degrada a percepção de qualidade do evento.
Integrar o sistema SCAPE à redes sociais pode tornar o sistema mais personalizado e útil. Neste trabalho, escolhemos integrar o SCAPE ao Facebook, visto que o mesmo possui o maior número de usuários e também oferece uma biblioteca de recursos que facilitam a implementação em aplicativos. Quando o usuário faz o Login via Facebook (isto é, utilizando seu registro nesta rede social) é possível ter acesso a varias informações como: perfil público, amigos do usuário, e-mail, curtidas, fotos, eventos, entre outras informações.
O Android Studio foi utilizado como ambiente de desenvolvimento, sendo que nesse primeiro momento, o aplicativo do sistema somente foi implementado para Android. A primeira etapa foi adicionar o botão de Login via Facebook com as permissões que serão solicitadas para o usuário. Para o SCAPE, foram necessárias as seguintes permissões: perfil público, e-mail, amigos do usuário e eventos do usuário. O passo seguinte foi a implementação de uma funcionalidade que permite a um participante de um evento convocar os demais para uma reunião social (isto é, um evento social). Uma vez que o Facebook já possui tal recurso, o mesmo foi atrelado ao sistema SCAPE e suas bases de dados.
Após a autorização do Login pelo usuário, o aplicativo verifica se o e-mail já está cadastrado no banco de dados do sistema SCAPE. Caso não esteja cadastrado, será salvo um novo participante. Caso já encontre o e-mail salvo, o usuário será encaminhado para a página inicial do aplicativo. Para inserir um evento social, uma busca em todos os eventos que são relacionados com essa pessoa no Facebook é realizada. Serão apresentados, em formato de lista, somente os eventos em que esse usuário é administrador. Após selecionado o evento social, no sistema SCAPE ele será vinculado ao evento em que este usuário está participando, ficando assim visível para os demais.
Uma vez realizada a implementação usando os recursos do Facebook, foi necessário solicitar uma autorização junto à empresa Facebook. O uso da permissão de eventos do usuário é restrito e precisa ser comprovada que esteja dentro das políticas definidas por essa rede social. Com essa implementação em uso, será possível que usuários compartilhem eventos sociais entre participantes de um mesmo evento.
Palavras-chave Android, Programção, Eventos
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.