Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7311

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Laura Mageste de Melo
Orientador RICARDO WAGNER DE MENDONCA TRIGO
Título Comparação entre perfil social, desempenho motor e dificuldades de aprendizado de escolares do ensino médio federal da CEDAF
Resumo INTRODUÇÃO: Com a universalização do ensino público, é notório que o ingresso de escolares neste tipo de instituição, vem a cada dia sendo mais igualitário, com a presença de estudantes de variados extratos sociais. Atento a este fato, as instituições públicas federais, procuram oferecer serviços e condições, para que estas diferenças sociais não interfiram no desempenho escolar desses indivíduos. Estudos sobre o desenvolvimento humano apresentam uma relação próxima entre as dificuldades de aprendizado e o desenvolvimento motor dos estudantes avaliados. OBJETIVO: Este estudo tem como objetivo comparar perfil socioeconômico, desempenho motor e dificuldades de aprendizado de escolares do ensino médio federal da CEDAF. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal, exploratório descritivo. A amostra será composta por escolares regularmente matriculados no ensino médio federal da instituição nomeada, na faixa etária de 14 a 18 anos, de ambos os gêneros. Estarão inclusos no estudo todos os estudantes que entregarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelos responsáveis, Termo de Assentimento assinado pelos mesmos, que participem do teste motor, e respondam o questionário socioeconômico. Para análise da coordenação motora será utilizada a bateria de testes motores KTK, que é constituído de quatro tarefas (trave de equilíbrio, salto monopedal, transferência lateral e saltos laterais). O nível socioeconômico será analisado através da aplicação do questionário socioeconômico utilizado pelo Ministério da Educação quando a aplicação do ENEM. Para determinação das dificuldades de aprendizado será utilizado o boletim de rendimento escolar da instituição. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se com o estudo identificar as relações entre o nível socioeconômico, desempenho escolar e coordenação motora dos escolares do ensino médio federal, ou seja, busca-se verificar se a condição socioeconômica e os índices de coordenação motora interferem no desempenho escolar dos estudantes. CONCLUSÃO: Acredita-se que ao final do estudo se obtenha índices que possam nortear as políticas assistenciais e educacionais da instituição.
Palavras-chave Dificuldades de aprendizado, desempenho motor, perfil socioeconômico.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.