Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7308

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Educação e formação universitária
Setor Instituto de Ciências Agrárias
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Adriana Paula Silva
Orientador DIEGO ANTONIO FRANÇA DE FREITAS
Outros membros JANAINA CASTELO BRANCO BENTO GAZIRE, Jessica Costa Faria, VANIA MARIA DUARTE GONCALVES
Título Diagnostico das disciplinas com elevados índices de evasão e reprovação: uma visão do aluno
Resumo A evasão e reprovação são problemas que atingem países desenvolvidos e subdesenvolvidos, sendo que os índices aumentam consideravelmente a cada ano. Esta questão é um problema vivenciado nas Instituições de Ensino Superior e tem caráter de urgência em ações para tentar diminuir tais fatos. Condições externas (família, trabalho e baixa renda) e internas (dificuldades nas disciplinas, didática do professor) à Instituição podem ser responsáveis pelas evasões e reprovações. Diante disto, é de extrema relevância o estudo das causas que levam os estudantes a está decisão. Percebe-se que tais fatos ocorrem, principalmente, no primeiro período do ensino superior. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi diagnosticar quais os possíveis motivos, dificuldades e anseios dos alunos que elevam a evasão na UFV - campus Florestal. O projeto foi dividido em duas etapas iniciais: levantamento de dados junto ao Registro Escolar UFV- CAF e submissão da proposta no Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos, na Plataforma Brasil. Nos meses de abril e maio de 2016, aproximadamente 80 estudantes de 10 cursos de graduação da UFV-CAF foram entrevistados. Conforme a visão do estudante as respostas demonstraram que a quantidade de disciplina ofertada é suficiente; estão no curso escolhido e que não tiveram influência de familiares, amigos e mídia para escolha do curso, sendo o maior objetivo a entrada no mercado de trabalho. Em relação as suas dificuldades, atribuem a questão financeira, distância da família e carga horária elevada. As possíveis causas do abandono na Instituição estão relacionadas às questões financeiras, dificuldades nas disciplinas, trabalho e distância entre a residência e a Instituição. Observa-se que problemas sócios econômicos e individuais são fatores relevantes dentro de todo contexto abordado e poderão subsidiar a Instituição nas atuais e futuras atitudes para amenizá-los. Ressalta-se que a pesquisa precisa ser aprofundada para dar consistência aos reais fatos sem deixar esgotar as reflexões acerca do assunto.
Palavras-chave Retenção, Estudante, Abandono
Forma de apresentação..... Painel
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