ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Agrárias |
Área temática |
Educação e formação universitária |
Setor |
Instituto de Ciências Agrárias |
Bolsa |
FUNARBEN |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
FUNARBE |
Primeiro autor |
Adriana Paula Silva |
Orientador |
DIEGO ANTONIO FRANÇA DE FREITAS |
Outros membros |
JANAINA CASTELO BRANCO BENTO GAZIRE, Jessica Costa Faria, VANIA MARIA DUARTE GONCALVES |
Título |
Diagnostico das disciplinas com elevados índices de evasão e reprovação: uma visão do aluno |
Resumo |
A evasão e reprovação são problemas que atingem países desenvolvidos e subdesenvolvidos, sendo que os índices aumentam consideravelmente a cada ano. Esta questão é um problema vivenciado nas Instituições de Ensino Superior e tem caráter de urgência em ações para tentar diminuir tais fatos. Condições externas (família, trabalho e baixa renda) e internas (dificuldades nas disciplinas, didática do professor) à Instituição podem ser responsáveis pelas evasões e reprovações. Diante disto, é de extrema relevância o estudo das causas que levam os estudantes a está decisão. Percebe-se que tais fatos ocorrem, principalmente, no primeiro período do ensino superior. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi diagnosticar quais os possíveis motivos, dificuldades e anseios dos alunos que elevam a evasão na UFV - campus Florestal. O projeto foi dividido em duas etapas iniciais: levantamento de dados junto ao Registro Escolar UFV- CAF e submissão da proposta no Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos, na Plataforma Brasil. Nos meses de abril e maio de 2016, aproximadamente 80 estudantes de 10 cursos de graduação da UFV-CAF foram entrevistados. Conforme a visão do estudante as respostas demonstraram que a quantidade de disciplina ofertada é suficiente; estão no curso escolhido e que não tiveram influência de familiares, amigos e mídia para escolha do curso, sendo o maior objetivo a entrada no mercado de trabalho. Em relação as suas dificuldades, atribuem a questão financeira, distância da família e carga horária elevada. As possíveis causas do abandono na Instituição estão relacionadas às questões financeiras, dificuldades nas disciplinas, trabalho e distância entre a residência e a Instituição. Observa-se que problemas sócios econômicos e individuais são fatores relevantes dentro de todo contexto abordado e poderão subsidiar a Instituição nas atuais e futuras atitudes para amenizá-los. Ressalta-se que a pesquisa precisa ser aprofundada para dar consistência aos reais fatos sem deixar esgotar as reflexões acerca do assunto. |
Palavras-chave |
Retenção, Estudante, Abandono |
Forma de apresentação..... |
Painel |