Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7306

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Teoria e Tecnologia da informação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Jeremias Guidine Silva
Orientador MARCUS HENRIQUE SOARES MENDES
Título Implementação de Algoritmos para Resolver Problemas do Repositório do Projeto URI Online Judge
Resumo O trabalho tem como tema “Implementação de algoritmos para resolver problemas de repositório do projeto URI Online Judge”. Objetiva-se um aprendizado mais avançado, com desafios em diferentes níveis e em diferentes categorias sobre algoritmos e linguagem de programação na plataforma URI Online Judge, que possibilita uma prática de programação bem como um compartilhamento de conhecimento entre os usuários.
Após um cadastro simples, o usuário obtém acesso a mais de 1000 problemas divididos em oito grandes categorias: Principiante, AD Hoc, Strings, Estruturas de dados e bibliotecas, Matemática, Paradigmas, Gráficos e Geometria Computacional. Além disso, o participante tem a possibilidade de resolver os problemas utilizando as linguagens C, C++, Java ou Python, e caso esteja com alguma dúvida que o impeça de prosseguir, existe um fórum bem organizado, onde sua dúvida pode ser colocada e, posteriormente respondida por outros membros ou pela equipe do URI Online Judge.
Com isso, para elaborar esses algoritmos e obter o resultado esperado, foi necessário buscar e adquirir conhecimento sobre a linguagem de programação C, que corresponde à linguagem escolhida desse estudo para ser utilizada na plataforma. Assim, este conhecimento foi obtido através da busca na literatura e orientação do professor.
Diante das categorias que a plataforma URI Online possui, o foco desse estudo foi a realização dos seguintes problemas: Ad Hoc, Matemática, Paradigmas e Geometria Computacional.
Até o momento, vários problemas foram resolvidos e um conhecimento progressivo na área de programação foi alcançado. Devido ao projeto possuir categorias diferentes, meu conhecimento acadêmico também cresceu nessas, como por exemplo as áreas de Matemática e Geometria. Na categoria Geometria, por exemplo, na resolução do exercício “Flores de fogo” foi desenvolvido um algoritmo no qual utilizou-se as relações entre circunferências.
Enfim, mesmo não tendo finalizado o projeto, o estudo apresentou resultados. Além do conhecimento adquirido até o momento, percebi a grande aplicabilidade do URI Online, visto que ele se torna uma extensão da sala de aula, onde com desafios, alunos e professores podem avançar seus conhecimentos em várias áreas tendo ainda a oportunidade de compartilharem seus conhecimentos.
Palavras-chave Computação, Algoritmo, Programação
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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