Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7297

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Tamires Cristina de Almeida Santos
Orientador RICARDO WAGNER DE MENDONCA TRIGO
Outros membros Luciano Bernardes Leite, Marcos Vinícius Alves de Azevedo
Título Interferência do ambiente na motivação das aulas de Educação Física em uma escola do Ensino Médio de Florestal/MG
Resumo INTRODUÇÃO: Com o desenvolvimento da população e as melhorias da vida cotidiana, a cada dia o interesse de estudantes participarem das aulas de Educação Física tem diminuído, principalmente no ensino médio. Vários são os fatores que podem influenciar este quadro, dentre eles destacamos: a facilidade de acesso as redes sociais e jogos nos aparelhos celulares, aulas de Educação Física que repetem os mesmos conteúdos ministrados deste o ensino fundamental, falta de materiais como bolas e outros, falta de espaço e horário apropriado para as aulas, dentre outros. É notório que além dos fatores apresentados, a motivação em participar das aulas de Educação Física, podem estar relacionados a fatores ambientais extrínsecos, se destacando o ambiente no qual a comunidade escolar está inserida. OBJETIVO: Analisar a influência que o ambiente exerce na motivação dos estudantes do ensino médio nas aulas de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória de natureza descritiva. METODOLOGIA: A população foi composta por escolares de ambos os sexos matriculados do 1º ao 3º ano, do ensino médio de uma escola estadual do município Florestal no estado de Minas Gerais, que tem suas aulas em duas unidades: Centro e CEDAF. A amostra foi composta de 45 escolares, que atenderam aos requisitos para a participação na pesquisa. O instrumento utilizado foi o questionário de Kobal (1996) sobre motivação intrínseca e extrínseca, que contém seis questões com 32 afirmativas, e para respondê-lo foi utilizado à escala de LIKERT. RESULTADO: Verificou-se que os estudantes da unidade Centro se sentem mais desmotivados para participar das aulas de Educação Física quando comparados aos estudantes da unidade CEDAF. As questões marcantes para que os alunos sintam-se desmotivados, em sua maioria são relacionadas ao fato das aulas não atenderem as necessidades de cada aluno, onde os mais habilidosos sobressaem sobre os demais, e dessa forma, podem ocorrer situações onde os alunos passam por constrangimentos, por falharem ou não apresentarem rendimento satisfatório, sendo o seu rendimento comparado pelo professor ao de outros alunos O comportamento do professor se torna essencial para a motivação dos estudantes, já que os estudantes da unidade Centro concordam muito com o item que diz “Não gosto das aulas de Educação Física quando: Não simpatizo com o professor”. Deixando claro que os fatores extrínsecos afetam sua motivação nas aulas. CONCLUSÃO: Conclui-se que os fatores ambientais, principalmente os relacionados à possibilidade de participação nas atividades, comparação com outros colegas, e relação interpessoal com o professor, influem decisivamente na motivação dos escolares pesquisados.
Palavras-chave Motivação, Educação Física, Ambiente.
Forma de apresentação..... Painel
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