Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7293

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa- Campus Florestal
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Biologia, produção e manejo animal
Setor Instituto de Ciências Agrárias
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Maria Luiza Gomes Souza
Orientador CARLOS HENRIQUE DE FIGUEIREDO VASCONCELLOS
Título Uso de enzimas exógenas em dietas para juvenis de tilápia-do-nilo.
Resumo O projeto de iniciação cientifica: Uso de enzimas exógenas em dietas para juvenis de tilápia-do-Nilo pretende atender o público de produtores e trabalhadores na área da piscicultura, principalmente produtores de Tilápias e produtores de ração para peixes. O projeto baseia-se em realizar uma pesquisa e avaliação de Tilapias- do- Nilo alimentadas com rações especiais. O que diferencia essa dieta das outras é o uso de enzimas exógenas que vão ser utilizadas para alimentar os peixes e analisar o efeito causado por elas.

O intuito da pesquisa é verificar o nível de um compelxo enzimático que apresenta melhor efeito sobre desenvolvimento dos peixes, sempre analisando cada efeito causado pela dieta, como: Ganho de peso, conversão alimentar, taxa de crescimento e composição da carcaça. Espera-se um melhor aproveitamento dos nutrientes contidos na ração e com isso uma diminuição dos custos e melhor desempenho dos animais.

Serão utilizados 600 peixes de aproximadamente 15g distribuídos em delineamento inteiramente casualizado com 5 tratamentos, 6 repetições e 20 peixes em cada unidade experimental. Os peixes serão alojados em tanques rede de 1m3 de volume útil localizados em viveiro convencional de 400 m2 de área. O experimento terá duração de 60 dias.Após a distribuição uniforme dos peixes nas unidades experimentais, os animais serão alimentados com dietas à base de milho e farelo de soja formuladas para atender as exigências da espécie acrescidas de 0; 0,025; 0,050; 0,075 ou 0,1% de um complexo enzimático composto por amilase, protease e lipase. As dietas serão formuladas segundo o (NRC, 1993) com 30% de proteína digestível e 3100 kcal de energia digestível/kg.

Os alunos responsáveis pela pesquisa fabricarão a mão os tanques redes, utilizado de canos de pvc e telas para armazenas e separar os peixes.

Podemos concluir que mesmo projeto ainda em andamento por ter passado por algumas dificuldades em sua realização no inicio, é extremamente promissor e ainda segue e está conforme o cronograma, mesmo durante a reforma do setor de pesquisa da piscicultura da Universidade Federal de Viçosa- Campus Florestal.
Palavras-chave Tilápias, Dieta, Enzimas
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.