Resumo |
O projeto ++meninasComp, realizado em parceria com o projeto Pink Bits, tem como público-alvo estudantes do sexo feminino da cidade de Florestal, provenientes do ensino médio da Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende e do ensino médio federal da CEDAF, que estejam cursando ensino Técnico em Informática na CEDAF/UFV. O projeto busca uma maneira de modificar uma cultura de exclusão da participação feminina no universo de TI, inserindo o maior número de alunas em cursos da área e mantendo-as nessas áreas. Com isso, pretende-se apresentar a computação de uma maneira diferente e atrativa para as alunas do curso técnico em informática da CEDAF, no campus UFV - Florestal. Para se alcançar tais objetivos, o projeto abrangeu: a aplicação de um questionário virtual, visando o levantamento do perfil das alunas envolvidas, bem como a opinião dos estudantes do sexo masculino sobre a participação das mulheres no campo da Computação e da Informática; a continuação da comunidade no Facebook chamada Pink Bits Florestal (https://www.facebook.com/pinkbitsflorestal/), para fins de divulgação de informações do projeto e aproximação e interação entre os estudantes; o oferecimento de uma dinâmica visando estimular a competição, o trabalho em equipe e conectar duas disciplinas do curso Técnico em Informática, a saber Introdução ao Hardware e Inglês Técnico. Também merece destaque a participação da equipe do projeto na Mesa Redonda da V Semana da Computação - SECOM, com uma palestra que abordou o tema He For She, com o intuito de envolver os meninos na discussão sobre o tema Mulheres na Computação. Nesse evento, foram debatidos temas interessantes, tais como: as dificuldades que as mulheres enfrentam na área; as razões para um número baixo de entrada e permanência na área; interesse das meninas em jogos em comparação com os meninos; participação feminina no mercado atual; percepção dos meninos em relação à temática; como aproximar meninas e meninos do curso; ações colaborativas em prol da criação de grupos de estudos; e atitudes que podem ser tomadas para aumentar a entrada e a permanência na área. Com relação ao levantamento do perfil das estudantes, foi aplicado um questionário, através da utilização do Google Forms, com a participação de 32 estudantes, sendo 13 alunas e 19 alunos que fazem o ensino Técnico em Informática na CEDAF/UFV, visando identificar o ponto de vista dos estudantes de ambos os sexos sobre a participação da mulher na área e fatores que poderiam contribuir para a ausência das mulheres. Os resultados obtidos com esse questionário também serão utilizados para definição e planejamento do conteúdo e formato das próximas atividades que serão realizadas. Para esse semestre, o projeto prevê a realização de dinâmicas em laboratório, voltadas a trabalhar a lógica de programação com os estudantes, utilizando ferramentas como Coding with Chrome, Scratch, entre outras. |