ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Fluidos e fenômenos de transporte |
Setor | Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Bolsa | FAPEMIG |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Maria Clara Alvim Sousa |
Orientador | LEONARDO ANTONIO MENDES DE SOUZA |
Título | Aeronave alto desempenho |
Resumo | Área: Ciências exatas e da terra Subárea: Fluidos e fenômenos de transporte Primeiro autor: Maria Clara Alvim Sousa Segundo autor: Leonardo Antonio Mendes de Souza Neste trabalho foram realizadas atividades voltadas ao projeto e confecção de uma aeronave rádio controlada para permitir que a equipe Acauã – UFV Florestal participasse na classe regular da competição SAE Brasil AeroDesign que acontecerá entre os dias 02 e 07 de novembro em São José dos Campos-São Paulo. A aeronave foi construída a partir de restrições geométricas impostas pelo regulamento da SAE Brasil, o que faz com que cada equipe construa uma aeronave com a maior eficiência possível dentro dos parâmetros estabelecidos pela comissão e os recursos disponíveis para cada um. Para atingir o objetivo foi necessário um estudo aprofundado sobre vários tópicos da área de aerodinâmica que nos possibilitou avaliar o desempenho e solidez do projeto, e uso de ferramentas computacionais (Solid Works, Ansys e Matlab) para melhor dimensionar cada uma das peças necessárias, confecções de plantas para a construção e análise dos componentes da aeronave para verificar quais sofreriam os maiores esforços durante o voo e quais seriam as melhores configurações para que a dissipação de tensão gerada por esses esforços fossem minimizadas para que nenhum componente sofresse deformações permanentes em condições extremas de voo (chuvas, ventos fortes, etc). Os resultados obtidos nessas simulações foram anexados a um relatório desenvolvido no Latex pela própria equipe que contém todas as informações referentes ao processo de concepção das ideias e desenvolvimento do projeto. A experiência adquirida no decorrer de toda a iniciação científica foi de grande valia para o meu crescimento individual e da equipe. O projeto mostrou-se desafiador e proporcionou avanços significativos na minha formação acadêmica e no desenvolvimento de um pensamento científico. Para concluir, o estudo mostrou que a aeronave atingiu os objetivos propostos inicialmente. |
Palavras-chave | saebrasil, física_do_vôo, fluidos |
Forma de apresentação..... | Painel, Oral |