Resumo |
A evasão escolar é hoje um problema muito enfrentado dentro das Universidades, em especial, as públicas. Tal fenômeno acontece por diversos fatores, tanto ligados à própria instituição como, falta de estrutura, auxílio estudantil e altos índices de reprovação, mas também há fatores referentes à imaturidade do aluno, alunos que não conhecem a profissão e nem grade do curso e aqueles que descobrem depois de alguns períodos que não têm afinidade com a área. Tal fato faz com que alunos desistam do curso ou que saiam para o mercado desmotivados e com uma bagagem de conhecimento restrita e engessada. Os núcleos de estudos surgem como uma forma de apoio ao desenvolvimento acadêmico dos alunos, contribuindo com a troca de saberes entre veteranos, calouros, professores, profissionais da área e outros. A dinâmica dos núcleos de estudos estimula o aluno a buscar informações que vão além das que foram dadas em sala de aula, busca aproximá-lo do mercado profissional e aumentar a sua rede de contatos profissionais. Para tentar minimizar tal fato dentro do curso de Agronomia da UFV-CAF, foi criado o Núcleo de Estudos em Ciências Agrárias. Para formar a comissão coordenadora foram escolhidos alunos veteranos que já apresentavam certo engajamento com atividades de grupo e que fossem pró-ativos, sendo que estes foram divididos em uma coordenação geral, coordenação de eventos, coordenação de extensão e coordenação de grupos de discussão. O objetivo do núcleo é desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de ciências agrárias; promover cursos, palestras, e outros que possam contribuir para a construção do conhecimento, promover a constante capacitação e aperfeiçoamento de estudantes tanto da graduação quanto de cursos técnicos da UFV-CAF. Já no primeiro semestre de atuação o NECA contou com 6 grupos de discussão, duas palestras e um minicurso com carga horária de 8 horas. A maior parte dos membros eram alunos que entraram no curso de Agronomia neste ano de 2016, e o que se pode observar é que muitas dúvidas a respeito do curso puderam ser tiradas nos grupos de discussão. Além disso, percebeu-se claramente que os alunos que participaram do NECA se engajaram mais em projetos de pesquisa, estavam mais motivados e dispostos a continuar no curso. |