Resumo |
SCAPE é um sistema para o auxílio a participação em eventos, ou seja, um software para auxiliar tanto organizadores quanto participantes. O sistema consiste de duas partes que se relacionam entre si: uma web, composta pelo site no qual os organizadores irão inserir os dados dos eventos e, uma parte móvel, que é um aplicativo móvel. O sistema web é de uso do organizador, onde o mesmo deve inserir os dados do evento, local e atividades que compõem o evento. A aplicação móvel é direcionada ao participante, permitindo que ele se cadastre nos eventos, gerencie sua agenda e tenha acesso a outras funcionalidades para interação com o evento. Nesta nova extensão procuramos expandir as funcionalidades do SCAPE, tornando-o um Sistema de Sensoriamento Participativo. Esses sistemas têm como estrutura principal as Redes de Sensoriamento Participativo (RSP), as quais funcionam de maneira semelhante às Redes de Sensores Sem Fio (RSSF). O objetivo delas é recolher dados de um ambiente através do sensoriamento do mesmo. A diferença entre elas está na composição dos nós sensores. As RSSFs utilizam de hardware especializado para à coleta de dados, já as RSPs utilizam de usuários e Smartphones para o sensoriamento e compartilhamento de dados sobre o meio, ficando a cargo do usuário a opção de compartilhar ou não os dados. Trazendo este conceito para a ferramenta SCAPE, será possível gerenciar melhor a interação entre participantes e evento. O projeto consistiu em modelar de forma clara e funcional o compartilhamento e análise dos dados. A modelagem de dados feita no projeto utilizou como base a tese de Doutorado do Dr. Tiago Henrique Silva, intitulada: ESTUDO EM LARGA ESCALA DA DINÂMICA DE CIDADES E DO COMPORTAMENTO SOCIAL URBANO USANDO REDES DE SENSORES PARTICIPATIVOS, defendida em 2015 no programa PPGCC-UFMG. Nela, o autor apresenta um modelo para o armazenamento e análise dos dados, propondo a criação de camadas de sensoriamento. Os dados são separados por camadas deste tipo, sendo cada uma responsável por armazenar um tipo de dado. Após o armazenamento, são criados os planos de trabalho, nos quais são utilizados uma ou mais camadas para a análise de dados e geração de informações. No projeto, foram utilizados estes conceitos para obtenção de dados das atividades de um evento e geração de informações sobre o mesmo. As novas funcionalidades ficam responsáveis por executar essas duas novas interações: uma delas é responsável por coletar os dados e povoar as camadas de sensoriamento, armazenadas em banco de dados, já a outra analisa esses dados, gerencia e transmite as informações para os participantes do evento. Assim, para demonstrar essas novas funcionalidades foram implementadas dois novos meios de interação, atividades mais visitadas e opinião geral das atividade. Outras funcionalidades possíveis são: interação com o local das atividades, mapeamentos dos tipos de atividades mais visitados durante um evento, que devem ser implementadas em trabalhos futuros. |