Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7262

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Weslley Rodrigues Pereira
Orientador GERMANO CARNEIRO DA COSTA
Outros membros Davi Rios Clemente
Título Guia do Educador: uma Proposta Pedagógica para o Dogma Central da Biologia Molecular
Resumo O ensino da ciência é de suma importância, sendo o meio pelo qual nos permite tornar cidadãos ativamente críticos e capazes de discutir assuntos relevantes para a humanidade. Assim, nos tempos atuais é fundamental a alfabetização científica de nossa sociedade, de maneira que estudantes do ensino básico constituem público alvo principal das ações. A Biologia Molecular (BM) e a Biotecnologia representam áreas da ciência que mais se desenvolveram nas últimas décadas, trazendo consigo temas polêmicos e muito discutidos no cotidiano, como: organismos transgênicos, células tronco e testes de DNA. Inserido no conteúdo referente à BM temos o Dogma Central da Biologia, que nos descreve como ocorre o fluxo da informação genética, sendo este a base para o entendimento de toda a BM, além de representar grande parte do conteúdo teórico clássico abordado no ensino médio. É de consenso na literatura que o processo de ensino-aprendizagem de BM contém desafios enfrentados pelos docentes, por se tratar de um conteúdo prevalentemente abstrato. Tal dilema aponta para a necessidade de se criar novas metodologias para exposição do conteúdo a fim de facilitar o aprendizado dos estudantes. No intuito de fomentar as expectativas educacionais, desenvolveu-se neste estudo um Guia para o educador para ser utilizado como um material de apoio, cuja finalidade é orientar os professores em suas práticas pedagógicas no processo de ensino aprendizagem acerca do dogma central da BM. Para construção do guia procurou-se reunir diversos elementos pedagógicos através da revisão de literatura, organizando-o em: objetivos; atividades; recursos; conteúdos; metodologia e procedimentos nas aulas. Dessa forma o guia possibilita a conexão de novas aprendizagens em vários âmbitos educativos, uma vez que o mesmo orienta e conscientiza a busca de informações em diferentes fontes como artigo, revista, blog, aulas online, e até mesmo em redes sociais. O Guia do Educador acerca do Dogma Central da Biologia Molecular (GEBM) vem engajado de diversas questões filosóficas que permitem ao aluno refletir, criticar, e questionar o tema norteado pelo professor, constituindo uma proposta pedagógica tecnológico-alternativa onde o uso de tecnologias como ferramentas de ensino assume um papel relevante em uma sociedade virtual, na qual os estudantes estão imersos. Portanto a construção do GEBM proporciona ao professor formas dinâmicas de ensinar, além de métodos de avaliação modernos, por meio de instrumentos tecnológicos tais como quiz online e plataformas educativas, os quais podem ser aliados aos desafios atuais da educação. Assim, o GEBM possibilita flexibilidade nos planejamentos de aula, facilita a aplicabilidade, e incentiva o professor de Ciências Biológicas a buscar métodos que aprimorem a alfabetização científica, abandonando uma visão simplória no cenário científico educacional.
Palavras-chave Ensino, proposta pedagógica, Biologia molecular
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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