Resumo |
Introdução: Considerando a ginástica artística como um elemento essencial para a formação motora de crianças, que vai muito além da simples prática esportiva, pois desenvolve nos praticantes a consciência corporal, força, flexibilidade, noção espacial e a propriocepção. Percebe-se que a sua prática traz benefícios vários aos seus praticantes, não somente nas questões motoras, mas também na possibilidade do desenvolvimento de capacidades físicas que ajudarão nas atividades cotidianas, favorecendo uma melhora na qualidade de vida das pessoas. Objetivos: Verificar se os conteúdos da ginástica artística estão sendo incluídos nas aulas de Educação Física da rede pública de ensino da cidade de Florestal/MG, além de identificar as possíveis dificuldades encontradas pelos professores para a adesão dos conteúdos da ginástica artística em suas aulas de Educação Física, e investigar os fatores da não aplicação dos conteúdos da ginástica artística nas aulas de Educação Física escolar na rede pública da cidade de Florestal/MG. Metodologia: Será realizado uma pesquisa qualitativa exploratória de natureza descritiva, devido ao tema carecer de uma maior abordagem no âmbito da Educação Física, onde será aplicado um questionário para o levantamento das informações inerentes a este estudo, desenvolvido por Ramos e Viana (2008), e adaptado pelos pesquisadores. O referido instrumento faz um levantamento inicial da formação e experiência do professor. Em um segundo momento, o questionário aborda questões sobre a importância e o emprego (ou não emprego) da ginástica artística como conteúdo programático das aulas de Educação Física. Resultados: De acordo com as respostas dos seis professores entrevistados, identificou-se que apenas um trabalha a ginástica artística em suas aulas, utilizando para isso, diversos materiais adaptados, como cordas, cones, aros e colchonetes, sendo o espaço físico utilizado para o processo de ensino-aprendizagem a quadra poliesportiva da escola. Os demais professores não trabalham este conteúdo em suas aulas, e citaram alguns como principais empecilhos para a sua prática, a falta de materiais específicos, o desinteresse dos alunos pela modalidade, não domínio teórico prático da modalidade, ministrarem aulas para o ensino médio, e a ginástica artística seria mais eficiente se ministrada no ensino fundamental. Conclusão: Com o presente estudo pode-se observar que o conteúdo pedagógico Ginástica Artística, não está presente nas atividades curriculares propostas pela maioria dos professores analisados, apesar dos conhecimentos básico dos professores de Educação Física sobre a ginástica artística, e por acreditarem que é um conteúdo importante de ser trabalhado no ensino fundamental. |