Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7242

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Florestas e agroecossistemas
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Luana Tayná Mendes Costa
Orientador ALUIZIO DA COSTA RIBEIRO
Outros membros Alan Valdir Saldanha, Geovana Carla Beirigo de Carvalho, Helder Eduardo Camargos Sena , Ricardo Henrique de São José
Título Fomento de Sistema Agrossilvipastoril para Recuperação de Renda do Produtor Rural
Resumo Dentre as diferentes formas de uso e ocupação do solo pode-se destacar o Sistema Agrossilvipastoril que, além de proporcionar um aumento de produção por unidade de área promove, através da ciclagem de nutrientes e proteção das superfícies do solo, a regeneração da fertilidade da área cultivada. Este Sistema é baseado na integração em uma mesma área de terreno e num mesmo espaço de tempo ou em tempos diferentes da produção de culturas, criações e árvores.
Vários estudos da EMBRAPA mostram que cerca de 80% das áreas de pastagens no Brasil sofrem em níveis maiores ou menores de degradação. A região de Florestal com cerca de 490 pequenos produtores rurais não foge a esta realidade. Desta forma, sugere-se que a adoção do Sistema Agrossilvipastoril pelos agricultores venha proporcionar aumento da produtividade da terra, diversificação das atividades (culturas, criações e reflorestamento) e produção de Serviços Ambientais, como: produção de água, ambiência e créditos de carbono. Esta prática já desenvolvida em quatro unidades de demonstração no município de Florestal tem se mostrado ser economicamente viável com aumento da produtividade, diversificação da produção e melhorias das qualidades físico/químicas do terreno cultivado. O objetivo do projeto é fomentar o Sistema Agrossilvipastoril incentivando e criando condições logísticas junto aos pequenos produtores como orientações técnicas, elaboração de projetos, realização de eventos como Dia de Campo entre esses produtores. Outro objetivo é disseminar os conhecimentos sobre esse Sistema de Produção entre os estudantes, professores e funcionários do Campus Florestal. As ações realizadas compreendem visitas técnicas nas quatro Unidades de Demonstração existentes na região a saber na UFV-CAF (gado de corte) e nas comunidades rurais do Marinheiro, de Tavares e no Ribeirão do Ouro. Foram realizadas coletas de dados nessas áreas, medindo o diâmetro do fuste das árvores, medição da altura da pastagem, a quantidade de matéria orgânica presente no solo, e a quantidade de matéria seca presente no pasto bem como levantadas as opiniões dos produtores envolvidos no programa de unidades demonstrativas. Foram promovidas reuniões semanais com os estudantes voluntários e participantes deste projeto para discussão sobre o tema.
Estas atividades propiciaram uma melhoria da formação técnica dos estudantes uma vez que proporcionou oportunidades de contato direto com as dificuldades do produtor no processo de produção. É opinião do grupo que o projeto tem contribuído para dinamizar o trabalho de extensão do Campus, promovendo a integração de estudantes, docentes e os produtores rurais. O desenvolvimento deste projeto tem contribuído para o aumento de produção de alimentos e aperfeiçoamento do ensino técnico na Instituição. Realizações estas relevantes uma vez o Instituto Internacional de Investigação sobre Políticas Alimentares (IFPRI) mostra que pelo menos 1 bilhão de pessoas passam fome atualmente no mundo.
Palavras-chave Sistema Agrossilvipastoril, Recuperação de Renda, Desenvolvimento Sustentável
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.