Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7216

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Teoria e Tecnologia da informação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIVIC
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Luis Gustavo Alves Diniz
Orientador THAIS REGINA DE MOURA BRAGA SILVA
Título SCAPE: Sistema Sensível ao Contexto para Apoio à Participação em Eventos
Resumo O projeto consiste no desenvolvimento de uma nova interface para o aplicativo móvel do Sistema Sensível ao Contexto para Apoio à Participação em Eventos (SCAPE). O SCAPE é composto por duas diferentes plataformas: uma aplicação web (voltada exclusivamente para organizadores do evento) e uma aplicação móvel (dedicada aos participantes do evento). O objetivo do sistema é, baseado nas informações inseridas pela organização do evento na plataforma web, proporcionar uma experiência mais agradável ao participante, tornando mais fácil, entre outros, o acesso destes às informações relevantes para cada indivíduo, assim como sua locomoção de uma atividade à outra.
Ao pensar no desenvolvimento de uma nova interface, o uso de ferramentas de prototipação é indispensável. O objetivo inicial do projeto foi a construção de um protótipo de interface para o aplicativo móvel do SCAPE. O projeto foi executado em três fases, sendo o estudo de teorias na área de Interação Homem-Máquina (IHM) a primeira delas. Tal estudo teve como objetivo melhorar a usabilidade do produto final. A segunda fase foi composta da prototipação das telas. Para que tal prototipação fosse realizada, a aplicação web proto.io foi utilizada. Todavia outras ferramentas também foram estudadas, tais como Fluid UI, Justinmind Prototyper e Solidify, para que a que se adequasse mais ao projeto fosse escolhida. Por fim, a última etapa do projeto é a implementação das interfaces prototipadas.
Outro importante aspecto teórico que vale a pena ser mencionado é o tipo de abordagem de prototipação utilizada. O princípio de prototipagem evolutiva consiste na evolução de um modelo inicial para um produto final mais complexo. No projeto, tal princípio foi utilizado visto que já havia uma proposta inicial para a interface do aplicativo. Tal proposta foi utilizada como base de desenvolvimento para o produto final. Ou seja, os elementos básicos foram mantidos e utilizados, porém cores e formas foram modificadas.
A execução do projeto foi encerrada no ano de 2015. Entretanto, o mesmo não foi apresentado devido à ausência do estudante, que se encontrava em mobilidade acadêmica durante a edição do SIA de 2015. Na data do término do projeto PIVIC, setembro de 2015, a implementação da nova interface ainda não havia sido feita, tendo sido citada como principal trabalho futuro. Hoje, uma nova interface já está implementada, funcionando e segue boa parte dos padrões e propostas sugeridos nos protótipos desenvolvidos.
Palavras-chave Interação Homem Máquina, Aplicativos Móveis, Usabilidade
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,70 segundos.