Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7213

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Gestão de pessoas e cultura organizacional
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Letícia Mara de Freitas
Orientador ADRIANA VENTOLA MARRA
Outros membros Samara de Menezes Lara
Título Identidade e Aprendizagem Gerencial de Prefeitos
Resumo Este artigo teve por objetivo principal investigar como a identidade gerencial dos prefeitos é configurada a partir de seus processos de aprendizagem. Para atingir este objetivo, o referencial teórico foi construído a partir de dois eixos principais: identidade profissional e aprendizagem gerencial. Para Dubar (2005, p. 136) a identidade é “resultado a um só tempo estável e provisório, individual e coletivo, subjetivo e objetivo, biográfico e estrutural, dos diversos processos de socialização que, conjuntamente, constroem os indivíduos e definem as instituições”. O contexto social além de influenciar a identidade é também fonte de aprendizado. O aprendizado gerencial é um processo que incide durante a trajetória profissional do indivíduo, influenciando suas ações na função gerencial (MORAES, SILVA e CUNHA, 2004). Entendendo os prefeitos como gerentes dos municípios, ressalta-se que tornar-se gerente é um processo longo de construção e aprendizagem, pois estes devem aprender a lidar com situações de diversas ordens, sejam elas técnicas, operacionais, econômicas, sociais, pessoais e/ou emocionais, nas quais vão configurando sua identidade (DAVEL e MELO, 2005). Assim, está sendo realizada uma pesquisa qualitativa descritiva com os prefeitos do interior de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação livre, registrada em um diário de campo. Para análise do corpus da pesquisa foi utilizado os recursos da Análise de Discurso (AD) da corrente francesa a fim de verificar os sentidos discursivos produzidos pelos prefeitos. Os resultados do estudo apontam que entre os principais fatores relacionados ao aprendizado dos prefeitos estão: a formação escolar, as atividades profissionais exercidas antes do mandato, a participação na vida pública e na comunidade e os exemplos que estes seguem. A formação acadêmica e as atividades profissionais foram consideradas como importante fonte de aprendizado por ter fornecido a estes um conhecimento anterior capaz de assessorar nas dificuldades inerentes da função. Participar da vida pública e da comunidade foi ressaltado como fundamental, tanto para o êxito da candidatura quanto para o aprendizado, isso porque assim como sugere Hill (1993), grande parte da configuração identitária da função gerencial ocorre na prática, através das relações pessoais e no exercício da função. Ao ocupar o cargo, os prefeitos recorreram a referências em pessoas de cargos políticos positivamente reconhecidos e a familiares, que representaram para eles exemplos a serem seguidos na atuação enquanto gerentes. A partir de tais resultados conclui-se que, para os prefeitos pesquisados, a configuração da identidade gerencial foi um processo de aprendizado decorrente de suas trajetórias e experiências familiares, escolares, profissionais, políticas e sociais, que influenciaram suas ações e contribuíram para o processo de “tornar-se gerente”.
Palavras-chave Identidade gerencial, Aprendizagem, Prefeitos
Forma de apresentação..... Painel
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