Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7207

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Economia e desenvolvimento
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Juliana Costa de Souza
Orientador PAULO TIAGO CARDOSO CAMPOS
Título Educação financeira: estímulo à valorização da renda e do trabalho em Florestal e Pará de Minas MG
Resumo O projeto de extensão Educação Financeira: estímulo à valorização da renda e do trabalho em Florestal & Pará de Minas – MG realizou sete atividades extensionistas entre fevereiro e julho de 2016. As mesmas tiveram o objetivo de desenvolver ações do âmbito financeiro buscando compartilhar conhecimentos de contabilidade e controle financeiro com o meio social, que se insere em Florestal e Pará de Minas - MG. Essas atividades foram planejadas conforme expectativas e carências identificadas por meio de entrevistas e sondagens com os interessados ou coordenadores e dirigentes de igrejas e escolas de Florestal e Pará de Minas – MG e ACIAF de Florestal (empresas do comércio local). As atividades consistiram em palestras, a maioria delas com distribuição de material impresso com ilustrações e orientações sobre a condução do planejamento e controle financeiro pessoal e familiar, indicações sobre o valor temporal do dinheiro, a natureza dos juros e das taxas de juros, a otimização do décimo terceiro salário; além disso, com demonstrações sobre cálculos de encargos financeiros do parcelamento da fatura do cartão de crédito, e sobre por que o preço à vista de uma mercadoria deve diferir do seu preço a prazo. O material distribuído foi redigido em conformidade com o nível de escolaridade dos participantes, e cálculos financeiros mais complexos foram apresentados de forma dedutiva, a fim de apenas despertar nos participantes o interesse pela lógica das finanças e de controle financeiro pessoal e familiar. O público mais atingido foi estudantes do nível médio de educação, em Florestal e Pará de Minas – MG. Os resultados até o momento mostram boas notas atribuídas nas avaliações das sete atividades (média geral de satisfação 9,1 sobre 10), conforme questionários tabulados. Outro ponto é que entre fevereiro e julho de 2016, do total de 194 participantes, 6 deles declararam receber ajuda financeira do governo, o que mostra atingimento do público vulnerável sob o ponto de vista socioeconômico. O mesmo projeto, realizado no ano anterior, obteve uma participação total de 461 pessoas entre fevereiro e dezembro de 2015, nas 19 atividades realizadas; e entre fevereiro e julho de 2015 foram 230 participantes em nove atividades. Posteriormente às ações extensionistas, alguns participantes declararam ter obtido conhecimentos instigantes e outros nos informaram sobre ações que implementaram influenciados pelas atividades extensionistas. Esses aspectos são indícios de transformações que as pessoas declararam ter vivenciado em face das atividades: uma mudança de ponto de vista com relação ao dinheiro e de como conduzir as finanças pessoais e familiares, especialmente, o que vem ao encontro dos objetivos do projeto.
Palavras-chave Controle financeiro, finanças pessoais, custos e orçamentos.
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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