Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7206

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Matemática pura e aplicada
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Michele Cordeiro Guimarães
Orientador MEHRAN SABETI
Outros membros Vinicius Junio Pereira de Oliveira
Título Estudo da Dinâmica de um Sistema difusivo Predador-Presa
Resumo Neste projeto analisamos modelos matemáticos que descrevem as interações entre espécies, principalmente modelo predador-presa situado num meio não limitado. Isto se traduz em termos matemáticos na existência de uma solução
de equilíbrio não trivial, que será a densidade limite desses indivíduos, e afirma a aproximação da densidade desses indivíduos para esta solução estacionária através de ondas viajantes.
Este estudo foi realizado ao utilizarmos o modelo local e não-local da equação Fisher, onde observamos que a introdução do efeito não-local não altera os estados de equilíbrio deste sistema. Além disso, os tipos de estabilidades também permanecem os mesmos, sendo que a única diferença no caso não-local é que no estudo da existência de ondas viajantes, a aproximação destas soluções para o estado de equilíbrio em todos os casos é da forma oscilatória.
A introdução desse efeito, portanto, resulta numa maior dificuldade das espécies envolvidas em alcançar a coexistência, o que é de se esperar, haja vista que uma das interpretações do efeito não-local é a restrição dos recursos consumidos pela população correspondente.
O objetivo principal deste trabalho foi analisar modelos matemáticos que descrevessem as interações entre espécies no caso predador-presa num meio não limitado, cujas dinâmicas de reprodução e locomoção são conhecidas.
Neste trabalho foram desenvolvidos conhecimentos em alguns tópicos, particularmente Matemática Aplicada com ênfase em Biomatemática, ao mesmo tempo em que nos introduziu no ramo da pesquisa científica, especificamente nesta área, buscando desenvolver uma postura crítica e científica. Por se tratar de uma área atualmente ativa em pesquisas, nos permitiu obter uma base de conhecimento necessário para uma formação posterior à graduação.
Esse projeto foi baseado no estudo da dissertação de mestrado do nosso orientador.Estudamos o modelo local e não local da equação de Fisher, bem como a existência de ondas viajantes e as soluções para os estados de equilíbrio.
Palavras-chave matemática aplicada, biomatemática, sistema predador-presa
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.