Resumo |
Este trabalho foi desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa - Campus UFV - Florestal, cujo objetivo principal é a construção de uma aeronave rádio controlada da classe micro, para a competição de projeto aeronáutico SAE Brasil AeroDesign, que é realizado anualmente na cidade de São José dos Campos/SP. Para que a equipe conseguisse efetuar uma boa competição, começou-se o projeto estudando as principais forças que atuam em uma aeronave quando está decolando, voando e pousando, além de analisar os principais fatores que levaram a aeronave de 2014 não efetuar baterias de voos completas na competição. Foi identificado que os principais problemas que tivemos foram de tração e aerodinâmica, visto que a fuselagem de nossa aeronave era na forma de um paralelepípedo, e o conjunto motor-hélice estava muito próximo da fuselagem, isto causou um grande problema de fluxo de ar durante a decolagem e assim, a aeronave não adquiriu velocidade suficiente para fazer uma boa decolagem e consequentemente um bom voo. Tendo em vista toda essas observações, a equipe decidiu mudar a forma geométrica da fuselagem, o que inicialmente solucionaria o problema de fluxo de ar proveniente do conjunto motor-hélice. Pensamos em duas possíveis geometrias: fuselagem única na forma de losango, no qual a área frontal da aeronave ficaria com uma melhor distribuição; fuselagem duplo triangular, onde cada uma das duas partes ficaria fixa em uma metade da asa, deixando a parte central com um considerável vão, permitindo um maior fluxo de ar. Analisando as possíveis formas para a fuselagem, levando em conta os cálculos de dimensionamento e aerodinâmica, notamos que a primeira opção (Fuselagem única) era inviável por deixar a aeronave muito longa, o que causaria problemas na distribuição de massa, além de um deslocamento considerável do centro de gravidade (CG). A segunda opção mostrou ser mais eficaz em todos os aspectos analisados. Aparentemente solucionando o problema do fluxo de ar, dimensionamento, distribuição de massa e aerodinâmica. Portanto decidimos fazer uma aeronave de fuselagem dupla de geometria de base triangular, asa com forma geométrica mista (reto trapezoidal), um sistema de propulsão na configuração tratora e trem de pouso triciclo. O desenvolvimento dos cálculos relativos à aerodinâmica nos ofereceu dados que foram usados na determinação de dimensionamento e desempenho da aeronave, que são etapas posteriores aos estudos de aerodinâmica desenvolvidos neste trabalho. Podemos afirmar que os critérios exigidos pelo regulamento da competição foram atendidos, porém nossa aeronave não voou, pois tivemos problemas na configuração do acelerador eletrônico que não forneceu a potência máxima do conjunto motor-hélice. Isto mostra que temos muito que aprimorar em nossos projetos, de forma a conseguir bons resultados nas próximas competições. Deve-se ressaltar que a experiência adquirida na área de projetos aeronáuticos e trabalho em equipe foram destaques deste trabalho. |