Resumo |
O Karatê chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses, em 18 de junho de 1908, quando o navio Kassato Maru aportava na cidade de Santos. Durante décadas, professores vindos do Japão ensinavam o Karatê aos jovens nipônicos e aos poucos brasileiros que se interessavam. Só em 1956 o professor Mitsusuke Harada abriu a 1° academia do Brasil situada no centro de São Paulo. Seguindo o exemplo de Harada, Akamine e outros mestres de Karatê fundaram suas academias em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Pará e Bahia. Em 1960, o prof. Akamine fundou a Associação Brasileira de karatê e a partir daí essa arte começou a crescer no país. Entre os mais conhecidos estilos de Karatê, estão: Shorin Ryu, Shito Ryu, Wado Ryu, Shotokan e Goju Ryu. Este último é o que praticamos no projeto, cujo significado é “duro” (GO) e “suave”(JU). Foi essa combinação desta arte suave e dura que fez do Goju Ryu um dos sistemas mais praticados na atualidade. O Karatê envolve técnicas de chutes, socos e projeções. A parte competitiva está dividida entre Kata e Kumite. O Kata é uma sequência de técnicas defensivas e ofensivas pré-estabelecidas e realizada individualmente (ou em grupo) contra vários adversários imaginários. Deve-se dar atenção especial a três aspectos fundamentais do Karatê na execução do Kata: 1-A contração e o relaxamento muscular; 2-A expansão e contração do corpo no menor espaço de tempo e a velocidade com que as técnicas são executadas (o somatório desses fundamentos é denominado Kime (explosão máxima do golpe) e 3-O Embusen, ou linha de atuação, que é único para cada kata. O Kumite, que significa luta, combate, é a aplicação prática das técnicas do Karatê diante de um adversário real. Seu objetivo é demonstrar a efetividade tanto das técnicas de ataque como de defesa. Os pontos importantes a serem observados no trabalho do Kumite são: distância, velocidade, reação, antecipação, controle e correta aplicação de ataques e defesas. No ano de 2016, o Karatê foi votado para integrar o quadro de esportes olímpicos e estará presente nas Olimpíadas de 2020. Os objetivos do projeto são desenvolver, através da prática do Karatê, a formação integral de alunos das escolas de ensino fundamental e médio do município de Florestal-MG; levar a conhecimento dos estudantes a bagagem histórica e cultural da modalidade; promover a saúde; oportunizar o lazer e desenvolver as capacidades físicas, cognitivas, afetivas e sociais dos alunos. Como estratégias foram, a princípio, trabalhados os fundamentos básicos como: bases, socos e chutes simples. Posteriormente, para desenvolver os fundamentos em questão de competitividade, os alunos iniciaram a prática de kata e kumite com regras adaptadas. Em seguida, com o aperfeiçoamento técnico, as regras oficiais foram gradativamente inseridas, visando à prática oficial da modalidade. Considera-se que o projeto vem alcançando seus objetivos plenamente. |