Resumo |
Introdução: No primeiro semestre de 2016, o projeto “Pedala Florestal: O Ciclismo como Atividade Extra Curricular para Jovens do Ensino Fundamental e Médio de Florestal” foi, mais uma vez, presente nas atividades extracurriculares dos estudantes da cidade de Florestal-MG. Há um ótimo número de adeptos. Além da continuidade dos alunos que começaram nos anos anteriores, o projeto recebeu uma grande quantidade de novos alunos. Objetivos: Promoção da bicicleta como um meio de transporte biossustentável, além de promover a prática de atividades físicas através de um esporte olímpico (BMX.), trazendo os benefícios que os esportes trazem, como melhora na saúde, socialização e desenvolvimento corporal. Principais ações: Para alcançar novos alunos e chamar os que já participarem do projeto, mas por algum motivo precisaram interromper a prática, os bolsistas responsáveis pelo projeto foram nas escolas de Florestal, com o intuito de divulgação e, devido aos bons comentários que alunos participantes fazem sobre o projeto com amigos e familiares, despertando-lhes o interesse de conhecer a modalidade. Resultados: Alguns dos alunos iniciantes são, inclusive, muito promissores para continuar nos mais diversos esportes relacionados ao ciclismo. Graças aos diferentes meios de promover o projeto, os alunos participantes nesse período foram de várias faixas etárias, contando com a presença de alunos e alunas do Ensino Básico, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior. Alguns participantes que começaram nos anos anteriores participaram de competições de BMX pelo estado de Minas Gerais. Isso demonstra como os alunos estão sempre em uma prática crescente relacionada ao esporte. Durante as aulas pode-se perceber diversas melhoras nas capacidades físicas dos alunos, como equilíbrio, força e resistência muscular. Fora das aulas treinos, no caso, principalmente, das crianças participantes, os pais relataram uma melhora do estado de humor no filho, logo após o seu início no projeto. Além disso, também se foi revelado pelos responsáveis como os filhos se animam e motivam para ir às aulas do projeto. A pista onde os treinos ocorrem também apresentou grande melhora graças as constantes manutenções que ela recebe. Por exemplo, uma nova reta foi criada, permitindo mais variações aos treinos, gerando, inclusive, mais motivação aos alunos, graças às novas possibilidades que isso trouxe. Conclusões: Ainda para o ano de 2016, há mais possibilidades de melhora para os treinos, com novas adequações e da própria infraestrutura da pista de treinos. Há a expectativa do retorno de ainda mais alunos que suspenderam suas práticas, além de estudantes que não puderam participar no 1º semestre, mas garantiram a participação no 2º semestre. |