Resumo |
A formação pedagógica oferecida pelos cursos de formação inicial de professores se faz imprescindível para auxiliar o futuro docente em sua prática. No entanto, observa-se que, ao longo da história, as disciplinas de formação para a área disciplinar têm recebido maior atenção e espaço nas grades curriculares em detrimento das disciplinas consideradas de formação pedagógica. Tratando especificamente da formação inicial de professores de ciências e biologia, o que se observa são cursos com caráter dicotômico, versando entre o bacharelado e a licenciatura, onde a identidade destes como cursos de formação para a docência, muitas vezes não é considerada. Assim, considerando a importância da formação pedagógica para o exercício da docência, esse estudo teve como objetivo compreender as formas de organização da formação pedagógica no curso de Ciências Biológicas do campus Florestal da Universidade Federal de Viçosa. Foram avaliados o Projeto Pedagógico de curso e a matriz curricular, analisando-se através desses documentos, como se configura a formação para a docência, no curso em questão, e qual é a identidade deste. Também foi realizada uma investigação, por meio da aplicação de questionários aos egressos, buscando entender a visão destes sobre a formação pedagógica oferecida pelo curso. Os resultados mostraram que a preparação para a docência não é o único foco do curso, pois, apesar de, este, ser nomeado formalmente como uma Licenciatura, há também a pretensão de se formar profissionais para o exercício da profissão de biólogo, propiciando um conflito entre os objetivos da licenciatura e do bacharelado. O curso investigado possui uma matriz curricular que privilegia a formação para a área disciplinar, sendo que, 82,3 % da carga horária destinada a disciplinas, se constituem de conteúdos de formação para a área disciplinar. Em contrapartida, apenas 17,7 % oferecem conteúdo de formação pedagógica ao licenciando por meio de disciplinas relacionadas á área do ensino. Essas disciplinas, por sua vez, na visão da maioria dos licenciandos entrevistados, apesar de se constituírem como importante experiência para a formação do professor, são insuficientes para garantir a formação sólida que este precisa para atuar em sala de aula. Além de secundarizadas em relação à formação específica, as disciplinas de formação pedagógica são muito teóricas e pouco abrangentes. Dessa forma, o curso precisa ser reestruturado de modo a oferecer uma formação coerente ao futuro professor de ciências e biologia, a começar por reconhecê-lo de fato como uma Licenciatura. |