Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7163

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mardem Michael Ferreira da Silva
Orientador HELDER CANTO RESENDE
Outros membros Camila Lopes Almeida, Dienny Sthefani da Silva, Mayra Cristina da Silva Costa, Pâmela Carvalho Lobato
Título A Formação Pedagógica nas Licenciaturas: um estudo de caso sobre o curso de Ciências Biológicas do campus UFV Florestal
Resumo A formação pedagógica oferecida pelos cursos de formação inicial de professores se faz imprescindível para auxiliar o futuro docente em sua prática. No entanto, observa-se que, ao longo da história, as disciplinas de formação para a área disciplinar têm recebido maior atenção e espaço nas grades curriculares em detrimento das disciplinas consideradas de formação pedagógica. Tratando especificamente da formação inicial de professores de ciências e biologia, o que se observa são cursos com caráter dicotômico, versando entre o bacharelado e a licenciatura, onde a identidade destes como cursos de formação para a docência, muitas vezes não é considerada. Assim, considerando a importância da formação pedagógica para o exercício da docência, esse estudo teve como objetivo compreender as formas de organização da formação pedagógica no curso de Ciências Biológicas do campus Florestal da Universidade Federal de Viçosa. Foram avaliados o Projeto Pedagógico de curso e a matriz curricular, analisando-se através desses documentos, como se configura a formação para a docência, no curso em questão, e qual é a identidade deste. Também foi realizada uma investigação, por meio da aplicação de questionários aos egressos, buscando entender a visão destes sobre a formação pedagógica oferecida pelo curso. Os resultados mostraram que a preparação para a docência não é o único foco do curso, pois, apesar de, este, ser nomeado formalmente como uma Licenciatura, há também a pretensão de se formar profissionais para o exercício da profissão de biólogo, propiciando um conflito entre os objetivos da licenciatura e do bacharelado. O curso investigado possui uma matriz curricular que privilegia a formação para a área disciplinar, sendo que, 82,3 % da carga horária destinada a disciplinas, se constituem de conteúdos de formação para a área disciplinar. Em contrapartida, apenas 17,7 % oferecem conteúdo de formação pedagógica ao licenciando por meio de disciplinas relacionadas á área do ensino. Essas disciplinas, por sua vez, na visão da maioria dos licenciandos entrevistados, apesar de se constituírem como importante experiência para a formação do professor, são insuficientes para garantir a formação sólida que este precisa para atuar em sala de aula. Além de secundarizadas em relação à formação específica, as disciplinas de formação pedagógica são muito teóricas e pouco abrangentes. Dessa forma, o curso precisa ser reestruturado de modo a oferecer uma formação coerente ao futuro professor de ciências e biologia, a começar por reconhecê-lo de fato como uma Licenciatura.
Palavras-chave Formação de professores, Ensino de Ciências, Educação
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,70 segundos.