ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Esporte, saúde e lazer |
Setor | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde |
Bolsa | CAPES |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Taymara Cristina Costa Queiroga |
Orientador | ROMARIO CARDOSO COSTA |
Título | Análise da aptidão física relacionada ao desempenho esportivo em alunos da Educação Física Escolar, modalidade futebol, da CEDAF/UFV. |
Resumo | Para medir o desempenho esportivo de seres humanos existem testes específicos que auxiliam na detecção de talentos. O protocolo dos testes do PROESP/BR, em uma de suas vertentes, é uma alternativa para a avaliação da aptidão física visando o desempenho esportivo. Assim, o objetivo desse estudo foi o de investigar se na amostra de 32 alunos da Educação Física Escolar da CEDAF/UFV/Campus Florestal, modalidade futebol, sendo 25 do sexo masculino e 07 do sexo feminino, na faixa etária de 15 a 17 anos de idade, podíamos através do desempenho nos testes físicos preconizado pelo PROESP-BR, identificar talentos esportivos. Utilizamos os testes do PROESP-BR, por ser um instrumento de apoio ao professor de Educação Física para avaliação dos padrões de crescimento corporal,estado nutricional, aptidão física para a saúde e para o desempenho esportivo em crianças e adolescentes.Para a coleta de dados, no início do ano de 2016, foi utilizada como instrumentos a seguinte bateria de teste de aptidão física do PROESP-BR direcionada para o desempenho esportivo: força explosiva de membros superiores (arremesso de medicine-ball 2Kg); força explosiva de membros inferiores (salto horizontal em distância); agilidade (teste do quadrado); velocidade (corrida de 20m) e aptidão cardiorrespiratória (corrida/caminhada dos 6 minutos). Assim a amostra de 32 alunos está classificada: força explosiva MMSS: Fraco - 5 alunos - 15,625%; Razoável - 08 alunos - 25%; Bom - 06 alunos - 18,75%; MB - 10 alunos - 31,25%; Exc. - 03 alunos - 9,375%. Força explosiva MMII: Fraco - 10 alunos – 31,25%; Razoável - 12 alunos – 37,5%; Bom - 08 alunos - 25%; MB - 02 alunos, 6,25% da amostra; Exc. – 0%. Agilidade: Fraco - 30 alunos – 93,75%; Bom- 01 aluno – 3,125%; MB – 01 aluno – 3,125%; Razoável e Exc – 0 aluno - 0%. Velocidade: Fraco - 10 alunos – 31,25%; Razoável – 13 alunos – 40,625%; Bom – 08 alunos – 25%; MB – 01 aluno- 3,125%; Exc. – 0 aluno - 0%. Aptidão Cardiorrespiratória: Fraco - 11 alunos – 34,375%; Razoável – 01 aluno – 3,12%; Bom – 03 alunos – 9,375%; MB – 15 alunos - 46,875%; Exc. – 02 alunos – 6,25%. De acordo com a análise dos dados do presente estudo, os resultados apresentados pelos adolescentes de modo geral são insuficientes para uma possível seleção de talento esportivo. O pior desempenho está na variável agilidade (fraco-93,75%).Na maioria dos testes os resultados foram fracos ou regulares. Cinco alunos representando 15,62% da amostra apresentaram um excelente desempenho. Não podemos deixar de registrar que a atividade física, de forma regular, se faz necessária para a melhora do desenvolvimento físico, biológico e social de nossos escolares. O professor de educação física é o profissional mais indicado para melhorar esse quadro, pois se encontra numa posição privilegiada para desenvolver mecanismos que favoreçam a aptidão física geral de crianças e adolescentes. |
Palavras-chave | Talento esportivo, Aptidão física, Adolescente |
Forma de apresentação..... | Painel |