Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6711

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Taymara Cristina Costa Queiroga
Orientador ROMARIO CARDOSO COSTA
Título Análise da aptidão física relacionada ao desempenho esportivo em alunos da Educação Física Escolar, modalidade futebol, da CEDAF/UFV.
Resumo Para medir o desempenho esportivo de seres humanos existem testes específicos que auxiliam na detecção de talentos. O protocolo dos testes do PROESP/BR, em uma de suas vertentes, é uma alternativa para a avaliação da aptidão física visando o desempenho esportivo. Assim, o objetivo desse estudo foi o de investigar se na amostra de 32 alunos da Educação Física Escolar da CEDAF/UFV/Campus Florestal, modalidade futebol, sendo 25 do sexo masculino e 07 do sexo feminino, na faixa etária de 15 a 17 anos de idade, podíamos através do desempenho nos testes físicos preconizado pelo PROESP-BR, identificar talentos esportivos.
Utilizamos os testes do PROESP-BR, por ser um instrumento de apoio ao professor de Educação Física para avaliação dos padrões de crescimento corporal,estado nutricional, aptidão física para a saúde e para o desempenho esportivo em crianças e adolescentes.Para a coleta de dados, no início do ano de 2016, foi utilizada como instrumentos a seguinte bateria de teste de aptidão física do PROESP-BR direcionada para o desempenho esportivo: força explosiva de membros superiores (arremesso de medicine-ball 2Kg); força explosiva de membros inferiores (salto horizontal em distância); agilidade (teste do quadrado); velocidade (corrida de 20m) e aptidão cardiorrespiratória (corrida/caminhada dos 6 minutos). Assim a amostra de 32 alunos está classificada: força explosiva MMSS: Fraco - 5 alunos - 15,625%; Razoável - 08 alunos - 25%; Bom - 06 alunos - 18,75%; MB - 10 alunos - 31,25%; Exc. - 03 alunos - 9,375%. Força explosiva MMII: Fraco - 10 alunos – 31,25%; Razoável - 12 alunos – 37,5%; Bom - 08 alunos - 25%; MB - 02 alunos, 6,25% da amostra; Exc. – 0%. Agilidade: Fraco - 30 alunos – 93,75%; Bom- 01 aluno – 3,125%; MB – 01 aluno – 3,125%; Razoável e Exc – 0 aluno - 0%. Velocidade: Fraco - 10 alunos – 31,25%; Razoável – 13 alunos – 40,625%; Bom – 08 alunos – 25%; MB – 01 aluno- 3,125%; Exc. – 0 aluno - 0%. Aptidão Cardiorrespiratória: Fraco - 11 alunos – 34,375%; Razoável – 01 aluno – 3,12%; Bom – 03 alunos – 9,375%; MB – 15 alunos - 46,875%; Exc. – 02 alunos – 6,25%. De acordo com a análise dos dados do presente estudo, os resultados apresentados pelos adolescentes de modo geral são insuficientes para uma possível seleção de talento esportivo. O pior desempenho está na variável agilidade (fraco-93,75%).Na maioria dos testes os resultados foram fracos ou regulares. Cinco alunos representando 15,62% da amostra apresentaram um excelente desempenho. Não podemos deixar de registrar que a atividade física, de forma regular, se faz necessária para a melhora do desenvolvimento físico, biológico e social de nossos escolares. O professor de educação física é o profissional mais indicado para melhorar esse quadro, pois se encontra numa posição privilegiada para desenvolver mecanismos que favoreçam a aptidão física geral de crianças e adolescentes.
Palavras-chave Talento esportivo, Aptidão física, Adolescente
Forma de apresentação..... Painel
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