Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5932

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Renato Rodrigues Pereira
Orientador ROMARIO CARDOSO COSTA
Título Programa Esporte e Lazer na cidade Projeto Futebol: “Crack, só se for de bola!”
Resumo Criado em 2014, esse projeto proporciona a prática orientada do futebol às crianças de 6 a 12 anos de idade, residentes no município de Florestal e adjacências, através da metodologia da Escola da Bola/IEU. São objetivos propiciar aos alunos a oportunidade da prática do futebol adequada às suas condições biopsicofisiológicas; oportunizar a vivência do futebol com dimensões de campo de jogo, baliza de gol e peso de bola adaptadas, respeitando a realidade das faixas etárias dos praticantes; adequar a proposta pedagógica à fase universal (6 a 12 anos) segundo o sistema de formação esportiva proposto por Greco e Benda (1995); vivenciar atividades através dos pilares da Escola da Bola/IEU, estimulando o desenvolvimento do repertório motor e da capacidade de jogo dos alunos; propiciar aos alunos a oportunidade de vivenciar o jogo na sua forma real; aprimorar o espírito de cooperação e socialização dos praticantes, formando cidadãos. O projeto atende, aproximadamente, 75 crianças dos dois gêneros, com idades entre 6 a 12 anos, em boas condições de saúde física e mental. Aplicado, a todos os praticantes, o questionário para determinação da prontidão para atividades físicas, PAR-Q & YOU. Por meio da metodologia da Escola da Bola/IEU é desenvolvido o ensino-aprendizagem-treinamento das capacidades coordenativas, das habilidades, dos jogos situacionais, dos jogos para o desenvolvimento da inteligência tática e criatividade (JDITC) e do método cognitivo situacional. A proposta é sustentada no conceito de que a criança deve experimentar e provar livremente as variadas formas que o jogo propõe, de forma que o EAT seja prazeroso e lúdico. O principal resultado é o brincar de forma natural, adquirindo experiências de movimentos, sem modelos estereotipados, sem modelos ideais, aprendendo sem saber que se está aprendendo, isto é, através do jogo, de forma incidental como ocorria em décadas passadas. Ressaltamos, também, o enriquecimento do repertório motor, das habilidades inerentes ao futebol e a evolução da tomada de decisão, decorrente da crescente capacidade de jogo. Portanto, as atividades desenvolvidas neste projeto nos permite voltar à época em que as crianças, no seu tempo livre, se divertiam nas ruas e nos lotes vagos, através de uma prática lúdica em que as regras eram criadas e adaptadas para se poder jogar e brincar sem a interferência de adultos, muito diferente das práticas formais que muitas escolas de futebol ainda adotam em suas aulas.
Palavras-chave Futebol, Escola da Bola/IEU, brincar.
Forma de apresentação..... Painel
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