Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5659

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química teórica e experimental
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Matheus Henrique Pimentel Araujo
Orientador FLAVIA CRISTINA SILVA DE PAULA
Outros membros LEANDRO JOSE DOS SANTOS
Título Síntese, caracterização, de compostos de coordenação contendo derivados tetrazólicos.
Resumo O câncer é a segunda maior causa de morte por doenças no Brasil de acordo com o Instituto Nacional de Câncer do Ministério da Saúde (INCA). Atualmente, muitos fármacos a base de platina são usados para o tratamento de diferentes tipos de câncer. O sucesso clínico da cisplatina, cis-diamindicloroplatina(II) como agente anticâncer promoveu um avanço significativo no uso de metais de transição na medicina. No entanto, seu uso clínico apresenta algumas limitações devido ao desenvolvimento de resistência celular e a efeitos colaterais graves. Este quadro faz com que seja de extrema importância o desenvolvimento de novos fármacos que possuam amplo espectro de ação e reduzida toxicidade sistêmica.
Vários metais de transição podem adotar uma grande variedade de números de coordenação, geometrias, estados de oxidação e afinidades por ligantes que podem ser exploradas no desenvolvimento de medicamentos terapêuticos inovadores.
Os tetrazóis e seus derivados são ligantes promissores para a obtenção de novos agentes antitumorais devido sua capacidade de formar complexos estáveis com vários íons metálicos e a variedade de possíveis substituintes no anel tetrazólico. Além disso, complexos de metais de transição com ligantes orgânicos são mais potentes farmacologicamente do que seus sais. A coordenação dos íons metálicos a ligantes orgânicos aumenta a sua estabilidade, sua lipofilicidade e, portanto, aumenta sua absorção no tratogastrintestinal e diminui a dose necessária para produzir os efeitos farmacológicos. O presente trabalho descreve a síntese de complexos de Ni, Cu e Co com derivados tetrazólicos visando a obtenção de potenciais quimioterápicos para o câncer. As análises dos espetros de infravermelho e dos dados da análise elementar (CHN) indicam coordenação do ligante 1-fenil-1H-tetrazol-5-tiol aos metais Cu e Ni através do nitrogênio do anel tetrazólico. Duas possíveis estruturas com geometrias octaédricas e estequiometria 1:2 (metal:ligante) foram propostas para estes complexos. As análises de infravermelho também indicam complexação dos metais Cu, Ni, e Co no nitrogênio do anel tetrazólico presente na molécula do ligante MF sintetizado no laboratório de química da UFV-Florestal.
Palavras-chave tetrazol, câncer, complexo
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.