ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação e formação universitária |
Setor | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Bolsa | PIBEX |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | UFV |
Primeiro autor | Ana Carolina Silva Ferreira |
Orientador | ADRIANA VENTOLA MARRA |
Título | Em Busca do Primeiro Emprego: Desenvolvendo competências comportamentais. |
Resumo | O projeto tem como objetivo desenvolver competências comportamentais em jovens, a fim de facilitar a entrada delas e a permanência no mercado de trabalho. Isso porque, o primeiro emprego é sempre um desafio para o jovem que está iniciando no mercado de trabalho. A definição de competência relaciona-se intimamente com as tarefas desempenhadas pelo trabalhador e com o que significa qualificação. Fleury e Fleury (2001) ressaltam que qualificação é um conceito que se relaciona ao conhecimento acumulado pelo indivíduo ao longo dos anos para exercer o cargo ocupado Quando o jovem adquire um diploma (nível técnico, graduação ou qualificação profissional) se indica, inicialmente, que ele adquiriu uma competência global (ser capaz de) implicando em capacidades gerais (informar-se, organizar, realizar e comunicar) e competências terminais (o saber fazer) (TANGUY, 2001). A questão principal a qual a autora se refere em seu estudo sobre as competências é a relação entre conhecimento e atitude (comportamento). Isto quer dizer que a maioria dos jovens não consegue conciliar os conteúdos técnicos trabalhados com as competências comportamentais necessárias ao exercício profissional. Na realização do projeto o primeiro momento foi usado para levantar informações de trinta empresas que tem parceria com o setor de estágio. Posteriormente foi elaborado um questionário sobre as principais competências comportamentais demandadas por estas empresas. Também foi realizado um levantamento das fichas de avaliação dos estagiários dos cursos técnicos no período de 2013 a 2015. A partir da analise destes dados, foram programadas palestras e oficinas para os alunos do terceiro do ensino médio da Escola Estadual Serafim Ribeiro e do curso técnico em Agropecuária. Até Julho de 2016 foram realizadas duas palestras e quatro oficinas numa periodicidade mensal. Os temas foram: mercado de trabalho, como se comportar em uma entrevista e como montar um currículo.Durante as palestras e oficinas, os alunos se mostraram bastante interessados, fazendo perguntas e apresentando suas dúvidas a respeito dos temas. Além dessas atividades nesse semestre também houve a finalização da elaboração do artigo referente às atividades realizadas no ano de 2015 e a submissão do mesmo para a apresentação oral no segundo semestre no 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária que será realizado pela UFOP. Também para o próximo semestre de 2016, já foram agendadas novas palestras e oficinas voltadas para o desenvolvimento da capacidade de iniciativa e criatividade,comunicação, relacionamento interpessoal e trabalho em equipe. Acredita-se que o desenvolvimento de tais competências representa uma alternativa ao desemprego juvenil, pois insere na percepção desses jovens uma noção nova á respeito do ambiente laboral e desenvolve neles uma vontade de terem mais conhecimento e a buscarem novas informações á respeito dos temas. |
Palavras-chave | Primeiro emprego, comportamento, competência. |
Forma de apresentação..... | Painel |