Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5587

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Ana Carolina Silva Ferreira
Orientador ADRIANA VENTOLA MARRA
Título Em Busca do Primeiro Emprego: Desenvolvendo competências comportamentais.
Resumo O projeto tem como objetivo desenvolver competências comportamentais em jovens, a fim de facilitar a entrada delas e a permanência no mercado de trabalho. Isso porque, o
primeiro emprego é sempre um desafio para o jovem que está iniciando no mercado de trabalho. A definição de competência relaciona-se intimamente com as tarefas
desempenhadas pelo trabalhador e com o que significa qualificação. Fleury e Fleury (2001) ressaltam que qualificação é um conceito que se relaciona ao conhecimento acumulado pelo indivíduo ao longo dos anos para exercer o cargo ocupado Quando o jovem adquire um diploma (nível técnico, graduação ou qualificação profissional) se indica, inicialmente, que ele adquiriu uma competência global (ser capaz de) implicando em capacidades gerais (informar-se, organizar, realizar e comunicar) e competências terminais (o saber fazer) (TANGUY, 2001). A questão principal a qual a autora se refere em seu estudo sobre as competências é a relação entre conhecimento e atitude (comportamento). Isto quer dizer que a maioria dos jovens não consegue conciliar os conteúdos técnicos trabalhados com as competências comportamentais necessárias ao exercício profissional. Na realização do projeto o primeiro momento foi usado para levantar informações de trinta empresas que tem parceria
com o setor de estágio. Posteriormente foi elaborado um questionário sobre as principais competências comportamentais demandadas por estas empresas. Também foi realizado um levantamento das fichas de avaliação dos estagiários dos cursos técnicos no período de 2013 a
2015. A partir da analise destes dados, foram programadas palestras e oficinas para os alunos do terceiro do ensino médio da Escola Estadual Serafim Ribeiro e do curso técnico em Agropecuária. Até Julho de 2016 foram realizadas duas palestras e quatro oficinas numa periodicidade mensal. Os temas foram: mercado de trabalho, como se comportar em uma entrevista e como montar um currículo.Durante as palestras e oficinas, os alunos se mostraram bastante interessados, fazendo perguntas e apresentando suas dúvidas a respeito dos temas. Além dessas atividades nesse semestre também houve a finalização da elaboração do artigo referente às atividades realizadas no ano de 2015 e a submissão do mesmo para a apresentação oral no segundo semestre no 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária que será realizado pela UFOP. Também para o próximo semestre de 2016, já foram agendadas novas palestras e oficinas voltadas para o desenvolvimento da capacidade de iniciativa e criatividade,comunicação, relacionamento interpessoal e trabalho em equipe. Acredita-se que o desenvolvimento de tais competências representa uma alternativa ao desemprego juvenil, pois insere na percepção desses jovens uma noção nova á respeito do ambiente laboral e desenvolve neles uma vontade de terem mais conhecimento e a buscarem novas informações á respeito dos temas.
Palavras-chave Primeiro emprego, comportamento, competência.
Forma de apresentação..... Painel
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